O que definimos como ciência da antropologia?
A antropologia surge como uma ciência no século XIX, com objetivo de ser um estudo do homem/ humanidade. No sentido da palavra literal, ANTROPO significa homem e LOGIA deriva de ESTUDO.
De maneira breve e sucinta, a antropologia apresenta correntes diferenciadas nas quais pretendo abordar ao longo das semanas, mas podemos citar a antropologia física ou biológica, antropologia cultural, antropologia visual, antropologia linguística e a arqueologia.
Em cada uma delas existem suas especificidades, mas todas apresentam o mesmo objetivo: o estudo do homem.
A ciência da antropologia analisa microentidades à partir da forma como as pessoas pensam e agem no âmbito social, econômico e cultural.
Além disso, estuda a interpretação das regras, ou seja, a forma como interpretamos instituições sociais, que podem ser desde religião, política, legislação, Estado, família, escola, consumo, artesanato, etc.
A imaginação no mundo da experiência é um trabalho essencial para esta ciência. Um dos trabalhos metodológicos e muito comum do antropólogo é a etnografia, que estuda, pesquisa, e vivencia no olhar, na escuta e na escrita.
A antropologia se construiu historicamente como estudo do outro, entendido como outra sociedade, outra cultura, outro grupo social.
Isso reflete um pensamento cartesiano fundamentado e muito comum no passado, mas que hoje trata de mudar essa relação de alteridade, pois cada vez mais é preciso trabalhar em conjunto.
Por fim, é preciso questionar e reestruturar imagens distorcidas colonialistas desta ciência.
É necessário colaborar intimamente não só junto do grupo a quem se estuda, mas também de novas metodologias e ciências humanas como o futuro da antropologia.